Faceta de porcelana Dental: saiba mais sobre este procedimento odontológico

 

Você já ouviu falar em faceta? Dentro do consultório do seu dentista, o termo é usado para descrever um procedimento relativamente simples. Trata-se de uma prótese dentária, mais comumente feita em porcelana, que é afixada na parte da frente dos dentes, funcionando como uma espécie de “capa”.

Há ainda facetas produzidas em resina, mais baratas que as de porcelana – podem custar até a metade do preço – e mais práticas, fáceis de colocar, porém, menos resistentes.

No entanto, vale a pena considerar alguns fatos na hora de escolher entre uma ou outra: as facetas dentárias em resina podem cair, manchar e não permitem reparos, ao contrário das produzidas em porcelana.

Qualquer pessoa pode colocar uma faceta?

Apesar de ser considerado um procedimento estético, é importante conversar com seu dentista para saber se ele recomenda ou não que você use a faceta dentária.

Geralmente, elas são recomendadas para pessoas adultas com dentes muito pequenos, dentes muito separados, com tamanhos muito diferentes entre si, quebrados ou melhorar a aparência de dentes manchados.

Quem não pode usar facetas dentárias?

Da mesma forma como há recomendações para o uso, existem também casos em que os dentistas não indicam a colocação das facetas. Pessoas com mordida cruzada, dentes sobrepostos, fracos ou com diminuição do esmalte, devem evitar a utilização das próteses.

Como é feita a colocação das facetas?

Para colocar as facetas dentárias é necessário que o dentista desgaste um pouco da superfície do dente a ser coberto, depois é feito um molde para a elaboração da faceta, que depois é colada sobre o dente. A limpeza é comum, deve-se escovar os dentes e usar fio dental da mesma forma feita quando da não utilização das próteses.

Este artigo foi útil para você? Então não deixe de compartilhá-lo com os amigos e familiares.

Como cuidar do seu aparelho ortodôntico?

A eficácia dos tratamentos ortodônticos já está mais do que comprovada. Porém, o aparelho ortodôntico não vai cumprir sua função se não receber os devidos cuidados. Tanto para aparelhos fixos como para os móveis, existem algumas recomendações básicas para manter a saúde bucal durante seu uso. Quer entender melhor? No post de hoje contamos pra você!

 

Cuidados com a saúde bucal

A principal recomendação para manter a saúde bucal é não descuidar da higiene. A regra é clara, como diria o comentarista esportivo: escovar os dentes três vezes ao dia, depois de cada refeição. O ideal é não esfregar os dentes, com pressa; escove-os com calma e cuidado. Uma escovação correta não deve levar menos que dois minutos. E não se esqueça também de escovar a língua, que acumula muitas bactérias.

A escovação não será completa se você não tiver feito uso do fio dental. Somente ele consegue chegar aonde a escova não alcança e isso é fundamental com o uso do aparelho, principalmente o fixo, que aumenta a chance de reter alimentos que podem formar placa bacteriana.

Por fim, é recomendado enxaguar a boca com um antisséptico bucal, para remover o que ainda restar de resíduos na boca e, de quebra, refrescar o hálito. Quem usa aparelho móvel, também precisa escová-lo e guardá-lo no estojo próprio – nada de embrulhar em guardanapo – que também deve ser higienizado periodicamente.

Dicas para cuidar do aparelho ortodôntico

Além de manter a higiene bucal, você pode seguir outras dicas para cuidar bem do seu aparelho.

  • Alimentação: evite comer alimentos gordurosos, grudentos ou muito duros. Doces como pirulitos, balas e chicletes devem ser evitados.
  • Manias comuns, como morder lápis e canetas, podem danificar o aparelho e machucar a boca. Pode ser difícil, mas é bom procurar evitar hábitos deste tipo.
  • Manutenção: programe visitas regulares ao ortodontista, uma vez por mês é uma boa frequência. O especialista poderá verificar como está a evolução do tratamento, fazer ajustes no aparelho e indicar cuidados específicos para o seu caso.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe!